Tudo é possível para quem é capaz de sonhar
Agende uma avaliação
(41) 3524-6461
Conheça a clínica
Av. Sete de Setembro, 6481, Seminário – Curitiba
Entre em contato
INSEMINAÇÃO Artificial (Iiu)
A inseminação artificial, também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), é um dos métodos mais utilizados para a concepção de um bebê. Nessa técnica de reprodução assistida, o sêmen é depositado diretamente na cavidade uterina da mulher durante o seu período férti. Esse procedimento é muito comum em casos de infertilidade da mulher e do homem.
Como é realizado o procedimento?
O tratamento de inseminação artificial começa quando o ciclo menstrual da paciente se inicia. É muito importante que o casal entenda que existem algumas precauções necessárias antes da coleta. O homem, por exemplo, deve evitar ingerir bebidas alcoólicas, cigarro e deve estar em abstinência sexual de dois a cinco dias, antes do procedimento.
O sêmen coletado deve ser preparado e inserido, por um fino cateter, diretamente na cavidade uterina da paciente no momento da ovulação. Vale destacar que este procedimento é indolor, e pode ter a duração de até 15 minutos.
Após o procedimento a mulher poderá voltar a sua rotina, porém é recomendado que evite esforço físico. Após doze a quinze dias da realização do procedimento a mulher deve realizar um teste de gravidez de preferência o Beta HCG.
Quais as condições para realização do procedimento?
Alguns requisitos são exigidos para saber se o casal se encontra apto a optar pela inseminação artificial.
No caso das mulheres, é necessário que a paciente tenha pelo menos uma tuba uterina normal, para verificar as condições do órgão, pode ser necessário a realização de alguns exames.
Para os homens, é necessário saber se ele possui sêmen com pelo menos cinco milhões de espermatozoides móveis progressivos para cada ml de sêmen. O exame responsável por essa análise é o espermograma.
Para homens com vasectomia e mulheres com laqueadura, recomenda-se que os dois procedimentos sejam revertidos para que ocorra a inseminação artificial.
.
A idade pode influenciar na inseminação?
A inseminação artificial possui taxas de sucesso entre 10% a 20%, mas depende muito da idade da mulher e de cada caso específico.
O tempo pode ser um fator decisivo, já que a possibilidade de uma gestação se torna consideravelmente menor em mulheres com 35 anos ou mais.
É fundamental que a paciente tenha ciência de que a idade pode sim, influenciar diretamente na probabilidade de sucesso do tratamento e que também são consideradas questões individuais apresentadas por cada pessoa.
Em quais casos é indicada?
A inseminação artificial é indicada para os seguintes casos:
- Quando não é possível identificar a causa da dificuldade do casal em engravidar, condição conhecida como infertilidade sem causa aparente (ISCA);
- Alterações leves ou moderadas no espermograma;
- Quando a mulher apresenta irregularidades na ovulação;
- Pacientes jovens de união homossexual que utiliza sêmen de doador;
- Homens que apresentam alterações no sêmen;
- Mulheres solteiras que realizam o tratamento para realizar a maternidade de forma independente.
Vale destacar que para os casos graves e mulheres com idade acima de 35 anos, pode ser necessária a indicação do método de Fertilização in Vitro (FIV).
É importante frisar que quanto antes o casal procurar o especialista em reprodução humana, maiores serão as chances de ter um tratamento bem-sucedido.
venha dar o primeiro
passo da sua jornada.
A reprodução humana é uma ótima alternativa para pacientes que não conseguem engravidar pelos métodos tradicionais. A través de diversas técnicas, como a FIV, a Inseminação Intrauterina, o Coito Programado, entre outras, é capaz de viabilizar a tão sonhada concepção.
entre em contato
CENTRO CLÍNICO
Av. Sete de Setembro, 6481, Seminário – Curitiba - PR
(41) 3524-6461
(41)3524 – 6462
(41) 3244-9217
LABORATÓRIO
Av. Sete de Setembro, 6520, Seminário – Curitiba - PR
No interior da Clínica Los Angeles
(41) 3244-6461
(41) 3343-3103