Tudo é possível para quem é capaz de sonhar

Agende uma avaliação

(41) 3524-6461

Conheça a clínica

Av. Sete de Setembro, 6481, Seminário – Curitiba

Entre em contato

CONGELAMENTO DE óvulos

As mudanças na sociedade e no mercado de trabalho têm levado diversas mulheres a adiar o sonho de ser mãe. Com isso, o congelamento de óvulos tornou-se uma excelente alternativa, para quem está pensando em ter um bebê de forma planejada ou mais tarde, dando também mais segurança na escolha de adiar os planos da maternidade.

 

Quais são as etapas do congelamento de óvulos?

 

O tratamento pode ser dividido em 3 fases. Na primeira etapa iniciamos com indução da ovulação, nessa fase é realizado o estímulo da produção de folículos (local onde ficam armazenados os óvulos), por meio de medicações e o acompanhamento através de ultrassonografias.

Já na segunda fase, a paciente é sedada e os óvulos são aspirados por meio de uma agulha de punção, com auxílio de equipamento de ultrassom.

A terceira e última etapa, é onde os óvulos são encaminhados para o laboratório, são selecionados, para serem finalmente congelados em nitrogênio líquido.

Esse procedimento pode durar até 15 dias, se caso a reserva ovariana da paciente for muito baixa poderá ser necessário outras etapas.

 

Quando o congelamento de óvulos é indicado?

Vários motivos podem levar as mulheres à necessidade de escolher pelo congelamento de óvulos. Fatores sociais, educacionais, financeiros, de saúde ou afetivos estão entre as principais causas de postergar a gravidez. O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que não podem, ou não desejam, uma gravidez no momento atual ou em um futuro próximo.

Podemos indicar o congelamento de óvulos nos seguintes casos:

  • Mulheres com cistos ovarianos, a endometriose, por exemplo, que pode influenciar negativamente na qualidade dos óvulos;
  • Pacientes de Fertilização in Vitro (FIV): a mulher pode optar pelo congelamento dos óvulos quando a coleta de espermatozoides do parceiro não resulta em uma quantidade suficiente para o tratamento;
  • Quando a paciente apresenta uma queda na quantidade de óvulos, identificável através de exames específicos, ou possui um histórico familiar de menopausa precoce;
  • Mulheres em tratamento oncológico. A radioterapia e a quimioterapia são tratamentos que afetam a fertilidade da paciente. Por isso, é indicado congelar os óvulos para aquelas que desejam engravidar depois do tratamento.

 

É possível congelar óvulos em qualquer idade?

Não existe um limite de idade para realizar o procedimento, desde que haja óvulos em quantidade e qualidade.

Porém, quanto mais jovem for o óvulo, melhor. Isso porque, depois que a mulher entra no período conhecido como menopausa, não terá como realizar a coleta.

O recomendável é que o tratamento seja realizado até os 35 anos, já que os óvulos envelhecem e enfraquecem. Quanto mais nova a mulher no momento de congelar, maior a qualidade dos óvulos, já que a qualidade dos óvulos diminui significativamente em idades mais avançadas, e pode ser necessário congelar um número cada vez maior de óvulos.

Toda mulher nasce com uma quantidade de óvulos e eles vão sendo descartados a cada menstruação.

 

O congelamento de óvulos possui prazo de validade?

Os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado, o útero envelhece de uma maneira lenta, por esse motivo, os óvulos ainda podem ser utilizados cerca de 10 a 15 anos depois de serem congelados.

No descongelamento, os óvulos são aquecidos e retirados do meio que os manteve no período em que estiveram vitrificados. Em seguida, são encaminhados para o processo de fertilização.

 

Como funciona o descongelamento dos óvulos?

O preparo do útero para receber os embriões é extremamente simples, pois a necessidade de medicamentos é mínima. Isso pode ser feito até dentro de um ciclo ovulatório natural, com a presença somente dos hormônios produzidos pelo próprio organismo.

Por isso, muitas mulheres optam por realizar o congelamento dos óvulos a fim de preservar material de qualidade para uma futura gravidez.

Quer saber mais? Entre em contato conosco:

 

 

 

venha dar o primeiro
passo da sua jornada.

A reprodução humana é uma ótima alternativa para pacientes que não conseguem engravidar pelos métodos tradicionais. A través de diversas técnicas, como a FIV, a Inseminação Intrauterina, o Coito Programado, entre outras, é capaz de viabilizar a tão sonhada concepção.

entre em contato

CENTRO CLÍNICO
Av. Sete de Setembro, 6481, Seminário – Curitiba - PR
(41) 3524-6461
(41)3524 – 6462
(41) 3244-9217

LABORATÓRIO
Av. Sete de Setembro, 6520, Seminário – Curitiba - PR
No interior da Clínica Los Angeles
(41) 3244-6461
(41) 3343-3103

× Agendar Consulta